Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

HISTÓRIA DE JOSÉ DA PENHA.


                                                          HISTÓRIA 
   No ano de 1934, nas proximidades do cimo da serra da Mata, mais precisamente num dos contornos do riacho Aroeira teve início um povoamento que recebeu o nome Mata. Em 1942, o povoado já estava com seu núcleo de desenvolvimento definido, contava com uma feira semanal, tinha uma capela, cemitério e uma escola em funcionamento. A história do povoado Mata está ligada de certa forma a do jornalista e Capitão do Exército, José da Penha Alves de Souza, um angicano idealista, orador e autor de livros sobre assuntos militares e filosóficos. No dia 31 de dezembro de 1958, pela Lei nº 2.351, o povoado de Mata, desmembrou-se de Luís Gomes e passou a se chamar José da Penha numa escolha feita pela população local, e tornou-se um novo município do Rio Grande do Norte.
    Foi instalado no dia 8 de fevereiro de 1959, em solenidade presidida pelo Dr. LUIZ GONZAGA DIÓGENES, Juiz de Direito da Comarca de Luís Gomes-RN, que teve como primeiro prefeito o senho JOSÉ EVARISTO FONTES, nomeado pelo então governador Dinarte Mariz, que passou o cargo para o senhor OSÓRIO ESTEVAM DA SILVA, primeiro prefeito eleito em 3 de outubro de 1959 e tomou posse em 31 de janeiro de 1960

Geografia
   O município de José da Penha está atualmente localizado no estado do Rio Grande do Norte, na região do Alto Oeste Potiguar, que reúne 36 municípios potiguares oestanos. Além do Alto Oeste, José da Penha é um dos 62 municípios potiguares incluídos da Mesorregião do Oeste Potiguar, que se divide em sete microrregiões, sendo que a microrregião à qual o município é pertencente é a Microrregião de Pau dos Ferros, a segunda mais ocidental do Rio Grande do Norte e que engloba dezessete municípios: Alexandria, Francisco Dantas, Itaú, José da Penha, Marcelino Vieira, Paraná, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias e Viçosa. Situa-se a uma latitude 06º 19' 00" S e 38º 16' 53" W, e a uma distância de 416 quilômetros da capital potiguar.

Clima
   O clima de José da Penha é considerado semiárido, cuja sede possui temperaturas médias anuais em torno de 28,1°C, sendo 30°C a temperatura máxima e 21°C a temperatura mínima. As principais característica deste tipo climático são as chuvas escassas e irregulares em sua distribuição, nebulosidade baixa, muitas horas de forte insolação e fortes índices de vaporização da água (processo de passagem da água do estado líquido para o estado gasoso), pluviosidade anual concentrada entre 250 e 750 milímetros e a longa duração do período de estiagem (seca), que pode durar e seis a onze meses Segundo a Classificação climática de Köppen-Geiger, o tipo climático de José da Penha é do tipo As. O mês com a maior média anual é fevereiro (aproximadamente 29°C), sendo 22,8°C e 35,3°C as temperaturas mínima e máxima, respectivamente. Já o mês com a menor média registrada é julho, com aproximadamente 25°C, onde 19,8°C é a média mínima e 30,3°C é a média máxima. Já a precipitação média anual é de 834,9, onde o mês mais chuvoso é março, quando a precipitação é de 222,9 milímetros, enquanto outubro é o mais seco, quando só caem 6,4 mm A umidade relativa do ar é de 66% e o tempo de insolação chega a 2 700 horas anuais. 
Fonte:http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário